+55 (19) 9 9838-3391

Psicanálise: quando e porque procurar

Saiba o que é a psicanálise e porque procurar terapia!

Psicanálise

A frase “A dor é inevitável, o sofrimento é opcional” terá um novo sentido para você após ler esse texto. Não é novidade que existem pessoas que sofrem mais do que deveriam, situações que você as vezes nem se recorda direito, mas que exercem um papel muito ruim na sua mente e te perturbam sem que você perceba, e quando você percebe, a situação parece estar completamente fora de controle, uma situação que parece não ter solução.

Neste caso, talvez você só precise de ajuda e essa ajuda pode ser encontrada no tratamento psicanalista.

O que é psicanálise?

Desenvolvida por Sigmund Freud (1856 - 1939), a psicanálise é uma abordagem psicológica que trabalha com seu inconsciente, tudo que tem relação com nossas ações automáticas cotidianas, pois Freud observou e constatou que muitas de nossas ações conscientes são motivadas por nosso inconsciente, e é exatamente nisso que a psicanálise atua.

Objetivos da psicanálise

Por se tratar de uma análise do nosso inconsciente, ela tem vários objetivos, um deles é justamente buscar as razões que motivam as ações do paciente, essas razões são encontradas na forma como o inconsciente foi se moldando e como o nosso inconsciente atua nas nossas ações conscientes.

De uma maneira mais técnica, a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) do Ministério do Trabalho e do Emprego atribuem as seguintes competências aos psicanalistas:

  • Avaliar comportamentos, seja de maneira individual ou coletiva;
  • Analisar e tratar psicologicamente indivíduos, grupos e instituições;
  • Orientar indivíduos, grupos e instituições;
  • Acompanhar indivíduos, grupos ou instituições;
  • Educar indivíduos, grupos e instituições;
  • Desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas;
  • Coordenação de equipes em diferentes segmentos;
  • Participação de congressos para divulgação dos seus serviços;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Realizar tarefas administrativas.

Portanto o psicanalista tem vários objetivos e questões que podem ser abordadas no exercício da sua função, mas o principal objetivo é achar as motivações que levaram o nosso inconsciente a agir de determinada forma que está nos atrapalhando. Para os pacientes, pode ser apenas uma conversa mais profunda com alguém que está disposto a nos ouvir, mas o profissional está analisando seu comportamento, sua maneira de se expressar, o conteúdo que você está passando, entre diversas outras coisas.

Com o uso dessas informações e interpretações do profissional, ele procura a melhor forma de fazer você reconsiderar certos conceitos que estão “impregnados” no seu inconsciente, com isso ele passa a abordar assuntos que fazem você reconsiderar alguns comportamentos e premissas que estão sendo prejudiciais a você.

Quem pode exercer a profissão de Psicanalista?

É natural que pessoas leigas no assunto acreditem que a psicanálise é apenas uma forma de você se sentir melhor, sem que haja bases científicas e métodos elaborados para isso, muitas vezes se escuta “O meu tratamento psicológico é conversar com meus amigos”, e isso não corresponde à teoria da psique humana.

A interação íntima com amigos e familiares é importante para qualquer pessoa, mas isso não pode ser confundido com terapia e psicanálise, pois o seu amigo que conversa mais intimamente com você não é um profissional, ele age com o coração para te ajudar, diferente do profissional que age com profissionalismo e procura te ajudar nos pontos mais específicos.

Para exercer a função de Psicanalista é necessário ter um curso de psicanálise reconhecido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise que exigem formação anterior em psicologia, medicina ou na área de humanas, como história, filosofia, sociologia, antropologia e letras.

Quando procurar o psicanalista?

Há anos atrás a imagem dos tratamentos psicológicos era usada apenas para tratamentos de causas mais graves, por esse motivo - alinhado à ignorância - convencionou-se dizer que o tratamento psiquiátrico era “coisa de louco”. Com o passar dos anos, o acesso à informação e a evolução do ramo, hoje esse pensamento já não faz parte dos conceitos de muitas pessoas, que entenderam que a psicanálise é muito mais importante do que se imaginava.

Pessoas de todos os tipos, origens, classes sociais e crenças frequentam os serviços de tratamento da psique humana, pois é uma forma que o ser humano encontrou de melhorar a sua qualidade de vida, perceber coisas a seu respeito que sempre estiveram à sua frente, mas você nunca conseguiu enxergar. Entre outras coisas, a psicanálise é fundamental ainda mais nos seguintes casos:

  • Quando você percebe que está sempre se envolvendo com o mesmo perfil de parceiro amoroso, mas quando há a chance de dar certo, você acaba se sabotando;
  • Quando você se sente “empurrado” a se envolver em ações destrutivas (como abuso de drogas, por exemplo) como se estivesse possuído por uma outra personalidade.
  • Não consegue sentir prazer na vida;
  • Não se permite fazer coisas habituais (como emprego, estudo, relações com amigos e familiares) por algum motivo, geralmente condicionado à tristeza;
  • Quando você se envolve frequentemente em confrontos com pessoas ao seu redor (família, amigos e colegas de trabalho);
  • Quando você sente que as pessoas estão conspirando contra você em várias oportunidades;
  • Quando você se caracteriza por melancolia, sempre se coloca de maneira deslocada dos demais, evitando sempre o contato com outras pessoas;
  • Quando você encontra dificuldades para se separar de pessoas ou objetos que você tem algum apego, seja por sentimento de posse, ciúmes, entre diversas outras possíveis razões.

Quando o paciente colherá os frutos do tratamento?

Essa pergunta desagrada os pacientes que não dispõem de muita paciência, pois o tratamento psicanalítico é algo que requer certo tempo, paciência e contribuição do paciente, sendo esse último requisito o mais importante de todo o processo. Não adianta você ter o melhor profissional para te atender no tempo que você quiser se você não contribuir, isso diz respeito às mentiras contadas a respeito de situações pessoais, pouca dedicação ao tratamento, entre diversas sabotagens que o paciente pratica consigo mesmo.

O ideal é que você se entregue de corpo e alma para o tratamento, deixe o profissional fazer o seu trabalho, mesmo que mexa com as suas emoções em vários aspectos, pense que o tratamento tem o objetivo de ajudar você a ter uma vida melhor, e isso não interfere somente em você, mas interfere nas pessoas que estão a sua volta, incluindo as pessoas que querem seu bem, essas pessoas podem ficar melhores e muito mais felizes quando você estiver bem consigo mesmo. Mas a paciência é fundamental, pois os resultados aparecerão de forma gradativa de médio a longo prazo.

Precisando de psicóloga para tratar ansiedade? Entre em contato com a Elisa Hull!

Psicóloga e Psicanalista com Sessões online e presenciais!

Av. Cachalote, n° 10, esquina com a Rua Cavala, sala 1
Aquário - Vinhedo/SP - Cep: 13280-000
55 (19) 9 9838-3391
elisahull60@gmail.com