+55 (19) 9 9838-3391

Isolamento social

Veja o que é, quais são as causas deste problema que afeta diversas pessoas em nossa sociedade e principalmente como melhorar essa situação!

Síndrome do Pânico

O isolamento social é o comportamento onde uma pessoa ou um grupo de pessoas, voluntária ou involuntariamente, se afastam de interações e atividades sociais. Isso também ocorre quando pessoas são isoladas por terceiros.

As principais causas de isolamento social estão relacionadas a diversos tipos de preconceito, tais como étnico, cultural, religioso e econômico. Muitas vezes, as pessoas que sofrem algum tipo de discriminação podem preferir se isolar da sociedade.

Geralmente, as pessoas que se isolam socialmente são tímidas, inseguras e expressam sentimentos de inferioridade que, por algum motivo, são resultados de problemas de relacionamento durante a infância ou adolescência.

Nesse caso, podemos citar o bullying e o cyberbullying, tipos de preconceito muito praticado entre os adolescentes. Ambos expressam agressões físicas e psíquicas - real ou virtual, respectivamente - em que o indivíduo se sente rejeitado, quer pela aparência, deficiência ou classe social, o que faz com que ele queira se isolar do resto da sociedade. Por esse motivo, os “isolados” normalmente não possuem amigos ou relações mais fortes de confiança.

O isolamento social pode resultar em diversas perturbações de ordem psíquica, aumentando a dificuldade para manter um trabalho e até mesmo outras coisas comuns do nosso cotidiano.

Neste caso, convém ir atrás de amparo psicológico familiar e profissional. De um lado a família e os amigos podem ajudar de uma forma diferente, visto que são pessoas de confiança que provavelmente estão frequentemente com a sua companhia e possuem intimidade para ajudar em algo. Por outro lado, o amparo profissional se dá pela adesão ao tratamento psicológico, feito com um psicólogo, que pode te ajudar buscando assertivamente as raízes dos seus problemas, isso pode ajudar muito neste momento difícil.

Dizemos que é fundamental a busca por um tratamento profissional, visto que o isolamento social é um indicativo forte de sintomas de depressão. Por sabermos que a depressão é recorrente e produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança, é fundamental preveni-la o mais rápido possível.

Portanto o que um dia poderia ter sido considerado “pequeno” pode evoluir e ganhar espaço cada vez mais na vida de uma pessoa, até chegar ao ponto da pessoa se isolar da sociedade e atravessar um período de forte depressão, a qual pode levar o indivíduo até a morte.

Por conta da gravidade da situação de uma pessoa que se isola da sociedade, é fundamental um amparo profissional na questão psicológica e uma persistência do paciente, para que não deixe de seguir o tratamento.

Precisando de psicólogo para isolamento social? Entre em contato com a Elisa Hull!

Elisa Hull é Psicóloga e Psicanalista, atende pacientes de maneira presencial e virtual!
Agende a sua consulta!
Tel : 55 (19) 99838-3391

Av. Cachalote, n° 10, esquina com a Rua Cavala, sala 1
Aquário - Vinhedo/SP - Cep: 13280-000
55 (19) 9 9838-3391
elisahull60@gmail.com